Notícias Empresariais

Desenvolva sua Empresa - Pontos Vitais de um negócio

Quando algum negócio está obtendo resultados financeiros insatisfatórios, como a falta de caixa para o cumprimento das suas obrigações com fornecedores, tributos etc, a maioria dos empresários coloca em prática algumas ações de alto risco empre

Quando algum negócio está obtendo resultados financeiros insatisfatórios, como a falta de caixa para o cumprimento das suas obrigações com fornecedores, tributos  etc,  a maioria dos empresários coloca em prática algumas ações de alto risco empresarial, como: 

- Redução violenta do preço de venda 

- Demissão de funcionários 

- Troca de imóvel em função do valor do aluguel 

- Empréstimos de toda a ordem 

Essas medidas podem arrastar a empresa para a zona de perigo máximo, que pode ser representada pelos seguintes itens: 

- Endividamento incontrolável 

- Fluxo de caixa incompatível com o demonstrativo de resultados, em função de empréstimos realizados repetidamente e sem controle 

- Perda constante de clientes devido ao atendimento prejudicado e sem qualidade, formando ainda a nuvem negra do desespero que acompanha todos os tripulantes do barco–empresa, que poderá ser tragado de forma violenta para o centro do redemoinho da falência.   

Um dos principais fatores para a entrada no redemoinho é o desconhecimento parcial ou total dos custos empresariais, fixos e variáveis, que acabam por afetar a elaboração dos preços de vendas dos serviços e produtos oferecidos ao mercado, em função principalmente de dois fatores: 

1 - Os diversos vícios de gestão que impedem o cálculo das despesas de comercialização da organização, como o da aplicação do multiplicador mágico (custo R$2,00 X 2 (multiplicador) = R$ 4,00 de preço de venda), assim possibilitando o surgimento de diversas incógnitas vitais ao negócio, por exemplo o percentual de  margem de lucro . 

2 - A visão restrita dos preços de venda praticados pelos concorrentes. 

Para iniciar os ajustes administrativos e financeiros necessários à salvação da empresa, o empresário deve antes de qualquer coisa posicionar o seu negócio em uma destas fases de risco empresarial, apresentadas abaixo:

 

Parâmetro

Risco – Baixo

Risco – Médio

Risco – Alto

SemRisco

Demonstrativo de Resultados

+

-

-

+

Fluxo de Caixa

-

+

-

+



Risco-Baixo: ajustar o fluxo de caixa, pois provavelmente as despesas e receitas estão posicionadas em períodos distintos, prejudicando a possibilidade dos pagamentos. 

Risco-Médio: apesar de existir dinheiro em caixa a empresa está com o lucro negativo, esta situação não deve permanecer por muito tempo. Provavelmente os preços de venda estão sendo elaborados de forma errada, ou os custos estão além da realidade atual da empresa. 

Risco-Alto: a empresa tem os problemas citados nos dois casos anteriores, e provavelmente somado a eles o endividamento crescente e os descontroles generalizados administrativos e financeiros. 

Sem-Risco: a empresa está controlada e provavelmente seus preços de venda estão adequados à realidade do negócio. 

Como sair do redemoinho da falência, sem prejudicar ainda mais o negócio? 

Através da implementação de 5 pontos vitais e estratégicos o gestor tem a oportunidade de conduzir a sua empresa ao sucesso. 

1. Realizar os controles físicos e financeiros dos três parâmetros básicos: 

   a. Estoque. 

   b. Cadastro de produtos, clientes e fornecedores. 

   c. Fluxo de caixa quinzenal e demonstrativo de resultados mensal 

2. Controlar os custos fixos e os custos das mercadorias vendidas mensalmente. 

3. Formar o preço de venda através de um procedimento adequado: 

   a. Obter o custo real do produto adquirido. 

   b. Conhecer os percentuais de composição do índice de comercialização referentes a empresa, que são: impostos (Simples, ISS etc.), comissões, % do custo fixo (obtido através da relação: custo fixo pelo faturamento médio mensal) e a margem de lucro para o produto. 

   c.  Somar todos os índices, subtrair de 100% e dividir por 100, assim será encontrado o índice. 

     Ex.: 
     (3% + 5% + 15% + 20%) = 43% 
     (100%-43%) = 57%   
     (57 / 100) = 0,57 (índice para 20% de margem de lucro).      

   d. Para obter o preço de venda, divida o custo pelo resultado do item “c”.  

      Ex.:  
      (Custo= R$ 2,00) 
      PV = Custo / Índice 
      PV= 2,00 / 0,53  
      PV= 3,77  
      o gestor reconhece a margem de lucro de R$ 0,75 (20%). 


 4. Controlar o faturamento mensal. 

 5. Controlar o lucro líquido mensal. 

Portanto, evite os riscos empresariais agindo de forma empreendedora e organizada para atingir o sucesso no mercado, procurando acompanhar de perto e periodicamente os 5 pontos vitais e estratégicos do seu negócio.
 

 

Compartilhar